A INCLINAÇÃO DO HOMEM E A VONTADE DE DEUS
Observamos através das escrituras Deus construindo, organizando e colocando em ordem tudo quanto ele arquitetou desde o princípio, fazendo todas as coisas conforme a sua vontade.
Na construção ou seja, na formação do homem houve algo diferente pois as demais coisas criadas por Deus fora formada por Ele através da palavra "FAÇA-SE, HAJA E PRODUZA", porém ao homem houve este privilégio de Ele tocar com suas santas e maravilhosas mãos e assim construí-lo usando o pó da terra e forma-lo segundo a sua imagem e a sua semelhança. A imagem é a aparência da sua personalidade, do seu caráter e a semelhança é a vida de espiritualidade. Foi para esta formação que Deus o criou, os criou para sua glória, para que seu nome fosse exaltado e conhecido em toda a terra, porém. para que o filho exalte ou anuncie o seu nome é necessário que este tenha a aparência do pai e faça a sua vontade. O salmo 103.1 nos diz: Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo que há em mim bendiga o seu santo nome.
A vontade primordial de Deus é que o homem busque estar perto dEle, para conhecê-lo, e este cresça usufruindo do seu aprendizado ou seja, busque crescer como como homem e mulher de oração, fazendo a sua vontade. pois fomos planejados e construídos por Deus desde a criação para andarmos na sua vontade. É certo que precisamos nos esforçarmos para andarmos segundo a vontade de Deus. Rom. 12.2.
A vontade de Deus tem sido confirmada e obedecida por toda a natureza e criação, mediante o que Ele ordenou; Enquanto a terra permanecer, tempo de semeadura e de colheita, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão. Ainda existe dia e noite, as estações ainda prevalecem, as árvores continuam dando os seus frutos nas estações próprias, o arco iris como sinal de um pacto entre Deus e o homem continua a surgir, mostrando a sua lealdade, as folhar ainda caem das árvores na mesma proporção e tempo determinado por Deus, as águas do mar continua no mesmo limite que Deus determinou, exceto o homem, que foi criado a sua imagem e a sua semelhança, tem sido causa de ter gerado a morte e de ter provocado a ira de Deus dando vez ao dilúvio para destruição de todo ser vivo na antiguidade, mostrando assim, como Deus ficou inconformável com as atitudes do homem agindo contrário a sua vontade.
Da maneira que surgiu a morte por causa da desobediência do homem, surgiu a depravação e a corrupção, iniciando especificamente com o primeiro assassinato da história da humanidade. Depois disto gerou raízes de iniquidade na humanidade. E nisto uns se comprometem e se dedicam a Deus e o serve, outros procuram desobedecerem e praticarem o mal. A iniquidade está presa no coração do homem.
O que podemos concluir com tudo isto? É que ainda há no coração do homem uma inclinação para o mal. ainda reina a raiz do mal, herdada da queda no Éden. Gen. 6.5,11,12. A terra. porém, estava corrompida diante da face de Deus; E encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
A desobediência a Deus tem sido a causa de tantos sofrimentos e dores na vida da humanidade, mesmo assim Deus tem dado confiança ao homem, deixando-o pensar, arquitetar, construir e adora-lo. Deus lhe deu o livre arbítrio e o pôs na terra para desenvolver também suas habilidades espirituais, ou seja crescer em Deus. Crescer em Deus e conhecê-lo na sua intimidade, no seu viver. Oséias disse: Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor. Os. 6.3.
Tem o homem sido por gerações desobediente a Deus, inclinado ao pecado e o tem concomitantemente o desafiado. No deserto levantou até um bezerro de ouro dizendo ser Deus. Deus tem aturado a infidelidade de seu povo, que se prostitui com falsos deuses, sendo necessário Deus adverti-los, enviando corajosos e desafiantes profetas convidando-os a voltar, a se arrepender, a reconciliar-se com Ele, e muitos dos profetas foram maltratados e mortos. O profeta deste século é a igreja do Senhor, que tem sido escarnecida, perseguida, maltratada, mas tem permanecido desempenhando a sua missão como sal da terra e luz do mundo.
Em juízes 2.12-13 e 21.25. Diz: E eles abandonaram o Senhor Deus dos seus pais que lhe tirou da terra do Egito, e seguiram outros deuses, os deuses do povo que estava em seu redor, e se inclinaram diante deles, e provocaram a ira do Senhor. E eles abandonaram o Senhor, e serviram Baal e Astarote.
Jeremias um dos profetas maltratado profetizou: Por isto diz o Senhor Deus dos exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá, e sobre todos os moradores de Jerusalém, todo o mal que falei contra eles; pois lhes tenho falado, e não ouviram; clamei a eles, e não responderam.
Jesus sentindo a dor do castigo que estava para chegar ao seu povo, disse: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, e não quisestes!
Hoje porém, não é diferente à geração do século em que vivemos parece até mais incrédula e cética que a do antepassado. Vivemos por todos os lados cercado da palavra de Deus; existem igrejas divulgando e anunciando a palavra de Deus em cada esquina; se abrirmos um aparelho de televisão existe um culto ao vivo, se pegarmos um coletivo, nos deparamos com alguém pregando a palavra de Deus, mesmo assim o homem pós moderno dá ouvido de surdo, desprezando e vomitando a mensagem do evangelho.
Os homossexuais, tentando se livrar do inferno por causa das suas práticas pecaminosas e, querendo que suas vidas se coadune com a palavra de Deus, têm adulterado a palavra e editado outra bíblia no sentido de seu gosto e vontade, a seu modo, para se sentirem aprazível por Deus, não sabem eles o que os espera.
Em meio a toda esta demanda de divulgação do evangelho parece não surtir efeito na humanidade, pois cada dia a proliferação de maldade se multiplica; começando pelos lares conturbados e divididos; bandidos invadindo as casas e tomando cidades inteiras e, fazendo a população refém das suas maldades.
A cada dia aumenta a população dos encarcerados e multiplica a construção de novos presídios no país e não dá vencimento. A que compararemos tudo isto? Em Gêneses 13.13 diz: - Ora, eram maus os homens de Sodoma e grandes pecadores contra o Senhor. Em Mateus 10.14,15. Jesus disse: E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que, no dia de juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.
Certo dia lia um exemplar de um dos jornais que circulam na minha cidade, quando me deparo com uma crônica de certo empresário que blasfemava da divulgação da palavra de Deus. Dizia ele que ninguém mais aguentava tanta pregação do evangelho pelos crentes, pois já haviam invadidos todos os meios de comunicação existentes em nosso país; se ligamos o rádio, só dá programas evangélicos, se abrimos o aparelho de televisão, é a mesma coisa, os crentes dizendo que esse Jesus que eles pregam irá voltar. Dizia ele: - E se esse Jesus voltar ira morrer outra vez, e desta vez não será numa cruz, e sim fuzilado.
Jesus faz referência a Sodoma e Gomorra, dois lugares de maior iniquidade e depravação moral da antiguidade. Mostrou Jesus que as pessoas ali não tiveram tantas oportunidades como as pessoas de outros países tiveram e ainda continuam tendo, de ouvir a palavra de Deus, para se arrependerem, e assim mesmo foram destruídas pelo fogo. Segundo Jesus, o castigo eterno tem seus rigores, mediante a iniquidade de cada um.
O profeta Jeremias, mediante tantos sofrimentos e lamentações pela causa do povo de Deus, disse: Que as misericórdias do Senhor são as causas de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
Que o Senhor tenha misericórdia do nosso país!
Comentários
Postar um comentário
Oi pessoal!
Deixe seu recado, comentário, dúvidas, que responderei com todo prazer.
Não esqueça de deixar seu Email.
Abraços,
Prof. Pedro Bertoldo