A GRANDEZA DE DEUS


 A bíblia relata a grandeza de Deus de forma tão exuberante, como se fosse excessivo, mas no entanto não o é, não existe uma só palavra no dicionário que possa demostrar verdadeiramente quão grande é Deus,  Não existe na gramática da língua portuguesa um grau superlativo para Ele.
Quando lemos a palavra de Deus ficamos pasmados com tudo o que descreve, os feitos e as maravilhas que contemplamos realizadas pelas suas mãos, Ele é muito mais daquilo que lemos na bíblia e do que pensamos que Ele é. Não existe na bíblia ou em qualquer outro livro, palavras que o dignifique e possa dar significado a sua grandeza e poder. Mas, como está escrito no salmo 8. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
Há um hino em que o poeta em suas linhas poéticas busca algo, no espaço sideral, na terra, no mar e no céu, que possa ter grandeza e poder maior que Deus e não encontrando, ele finaliza a poesia dizendo: Não há ninguém maior que tu meu Deus! \Não há ninguém, que se compare a ti, \Não há no mundo, nem lá no céu também, \maior que tu meu Deus, não há ninguém.
O rei Davi em sua experiência com Deus e conhecedor do poder divino, dignificou o seu nome pela sua grandeza, Bem sabia Davi o quanto era glorioso servi-lo, adorá-lo e envolver-se com Ele, A  cumplicidade e comunhão de Davi com Deus trazia-lhe reflexões que em alguns momentos ele se expressava, em hinos e salmos, mostrando as maravilhas e realizações grandiosas desse Deus. Exemplo disto são os salmos onde ele expressa a grandeza de Deus. Quando diz: Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos. Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome. Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas.
O homem não tem noção de quão grande é o seu poder, não observa os seus feitos e criações, e quando se depara com os milagres, fica estarrecido, abismado, parecendo que desconhece o poder que tem o seu nome. Muitas vezes é necessário que Deus se manifeste com algum milagre para desperta-lo da sua frieza espiritual e incredulidade, e provar o grau da sua fé, para que creia que Deus existe e que somente Ele tem o poder, 
Há  pessoas que ainda estão com Jesus dormindo na popa do seu barco, precisando desperta-lo na sua vida.
Algum tempo atrás, um irmão vindo do Rio de Janeiro á nossa capital, tendo participado do culto conosco, testemunhou que a poucos dias estava em uma vigília em sua cidade quando de repente adentra ao templo algumas pessoas conduzindo um caixão com um morto para ser velado ali; nisto o líder da vigília tomando ciência do fato, suspendeu o trabalho que tinha começado a pouco tempo  para dá lugar ao velório da irmã que tinha falecido naquele dia. Então, alguns irmãos foram embora, mas outros ficaram para velar o corpo cantando hinos de louvores.
O templo era pequeno e tinha poucas janelas, pequenas e bem altas; lá pela madrugada quando todos estavam cantando, bem desapercebidos do fato, a defunta sentou no caixão e perguntou o que estava acontecendo. Nisto os irmãos ao ouvirem a defunta falar e sentar-se, deu início a um grande reboliço e uma correria tão tremenda, que as janelas que eram pequenas e altas, tornaram-se largas e baixas para os irmãos passarem por elas em desespero e assombração.
Muitos convivem com a bíblia, diz que conhece a Deus, ora a Deus mais não tem experiência com Ele, e desconhece o seu poder, e se horroriza quando Deus opera o seu milagre.
Foi justamente o que aconteceu com os próprios discípulos de Jesus. Logo que Jesus entrou no barco com eles, que eram homens experientes na pescaria e na condução de barco, foi para a popa do barco, pois achava-se cansado fisicamente, e encontrando uma almofada, dormiu ali mesmo em meio a todo aquele movimento, e logo após, o mar ficou revolto e o vento estava a mil, muito bravo e levantava as ondas e cobria e sacudia a embarcação. Nisto os discípulos se apavoraram, talvez eles já tivessem enfrentados situação igual e tivessem se desvencilhados do problema pelas suas experiências, por anos em vida no mar, mas agora a situação era outra, não havia como driblar todo aquele embaraço e provação.
Quantas vezes passamos por situação que dizemos; - E agora Jesus! É situação onde nossas forças se esgotam e os meios que dispomos já não surtem mais efeitos, e agora a única esperança é clamar por aquEle que tem todo poder. É neste momento que as portas do poder se abre, e o Senhor apresenta sua glória dando vitória ao que clama. É quando observamos que Ele existe verdadeiramente e está conosco. Se Jesus está no teu barco, chame por Ele, pois Ele vai mudar a tua situação! O salmista no salmo 89 diz; Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é forte como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti?
O que aconteceu com os discípulos, quando suas forças se esgotaram e viram que o barco ia a pique, logo chamaram Jesus que estava a dormir na popa do barco, e que ao despertar, repreendeu o vento e acalmou o mar. Foi neste momento que eles verdadeiramente reconheceram Jesus, que embora  andassem com Ele, presenciando seus milagres, e contemplando os coxos e cegos serem curados e mortos ressuscitarem, ainda assim o desconhecera; Jesus ainda dormia nas suas vidas. Após os ventos e o mar se acalmar, eles sentiram um grande temor e disseram uns aos outros: MAS QUEM É ESTE HOMEM, QUE ATÉ OS VENTOS E O MAR LHE OBEDECEM ? Isto mostra que nem sempre aqueles que dizem ser de Deus, conhecem o seu poder e grandeza, Muitas vezes Deus cria situação para que tomemos ciência da sua presença e do seu poder em nossa vida e que dependemos Dele, e que não fomos criados e colocados no mundo por acaso. O salmista diz:Tu que dominas o ímpeto do mar; quando as suas ondas se levantam, tu as fazes acalmar.
É isto, nunca olhamos para a natureza e declaramos que tudo aquilo são obras do seu poder, nunca contemplamos os céus e as estrelas e os demais astros e buscamos exaltar o seu nome, não, parece que nada inspira Deus em nossa vida. No Salmo 19, canta o inspirado poeta de Israel, Davi, quando diz: Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anunciam as obras das suas mãos. Quando Davi fez esta declaração dá-nos uma conotação de que Davi estivesse olhando para o céu á noite, e aproveitando da negrura da noite se deslumbrava da visibilidade bem patente das estrelas. Bom seria que seguíssemos o exemplo de Davi, a glorifica-lo enquanto tivermos o fôlego de vida, ao Deus que criou todas estas coisas.
Lembro-me que no dia 21 de março de 2018, todo o nordeste do Brasil sofreu um grande apagão de quase seis horas de escuridão. Naquela noite o céu tornou-se um tapete brilhante que jamais tinha visto em toda a minha vida, e aproveitando o apagão, pois não havia um vislumbre de luz e, obedecendo as palavras do profeta Isaías em seu louvor, eu olhei para o céu e fiquei agradecido a Deus pelo que estava contemplando. Nesta noite cantei, chorei, alegrei a m'alma, exaltei ao Deus que o sirvo pois nunca tinha contemplado o firmamento como dantes, a escuridão dava visibilidade necessária para vê quão inúmeras são as estrelas, parecendo que eram coladas umas nas outras, observando bem parecia não haver espaço entre elas, nesta noite dava também para se vê outros corpos celestes da nossa Via Láctea como as constelações mais visíveis como: Escorpião, Orion, Três Maria, Cruzeiro do Sul, Ursa Maior e Ursa Menor, entre outras;  por isto o profeta Isaías louvor a Deus dizendo: Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome;  por ser Ele grande em força, e forte em poder, nem uma só vem a faltar. 40.26.
Um certo escritor disse em um de seus livros que se você fosse capaz de enxergar bem o suficiente, uma moeda de dez centavos estendida á distância de um braço ocultaria quinze milhões de estrelas.
Quão admirável é o seu nome! Grande em poder e glória.
Os céticos não acreditam na existência de Deus e no grande poder da criação, e inventaram teorias para aplacar os feitos criador das suas mão e criar dúvidas nas mentes das suas criaturas.
Os jovens quando começam a frequentarem a escola e assistirem as primeiras aulas de ciências e geografia, sentem logo aquele impacto, onde as teorias negam ter Deus criado todas estas coisas. Davi no Salmo 14, diz: Disseram os néscios no seu coração: Não há Deus.
Mas quando lemos as primeiras letras do primeiro capítulo do livro de gênesis, nos mostra verdadeiramente a realidade dos fatos que nenhuma teoria pode provar que na criação não haja um arquiteto e Criador. quando diz: No princípio, criou Deus os céus e a terra. Gên. 1.1. Pela sua ordem Ele as criou.
No livro do Patriarca Jó, Deus traduz a forma como fundou a terra, quando respondeu à Jó - Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam. Jó 38.4-7.
Fez Deus em princípio os mundos, galaxias, planetas, estrelas e astros, e por fim criou os anjos e sua hierarquia e por fim trabalhou no planeta terra realizando toda sua obra, e por fim criou o homem. Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados Gen.2.1.
Teus são os céus e tua é a terra; o mundo e sua plenitude, tu os fundaste. Glória seja dado ao teu nome por todas as maravilhas que realizastes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PADRÃO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA

AO QUE VENCER