QUE ÁRVORE É VOCÊ ?

O salmista no salmo 92 ressalta a comparação entre  o justo e a palmeira, quando diz: O justo florescerá como a palmeira. O justo é aquela pessoa que aceitou Jesus, e no ato da sua confissão seus pecados foram perdoados, e imediatamente foi declarado justificado.

A palmeira é uma árvore que costumeiramente é nascida no deserto, e mesmo neste ambiente carrasco, ela floresce, tem um crescimento extraordinário, chegando a alcançar a altura de 40m e vive mais de 100 anos.
Jesus também, para mostrar alguns ensinamentos sobre o justo, referendou a árvore como ilustração, quando disse: Que pelos frutos se conhece a árvore; a árvore boa produz bom fruto, e a árvore má produz fruto mau. Qual a qualidade dos frutos  que estamos produzindo na nossa vida, para o reino de Deus? Não só na igreja, mas também em nosso lar. Que tipos de filhos estamos construindo com  a nossa educação e testemunho de cristão para a moderna sociedade que vivemos? e para Deus?
Já o autor do salmo primeiro, conhecendo a experiência da vida do campo, comparou o homem justo a uma árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá seu fruto na estação própria, cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.
O salmista mostra que o justo é a árvore que não se aparta do ribeiros de águas, que é o Espírito Santo. O justo tem sua vida sempre orientado pelo Espírito Santo, pois está arraigado nele. Jesus certa vez disse que o consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviaria em seu nome, nos ensinaria todas as coisas e nos faria lembrar de tudo o que nos tinha dito. Jo. 14:26. Na orientação do Espírito Santo, o justo busca dá bons frutos e prospera, sempre evitando o pecado. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo.
Nesta comparação vemos que a palmeira cresce e floresce no deserto, em terra seca, aonde não há chuva. Em sua volta só há areia escaldante, mas suas folhas estão sempre viçosas e sempre verdes; produzindo bons frutos e suas raízes são profundas em busca de alimentos para fortalecer o seu tronco e galhos, trazendo revitalização para toda a árvore.
 Também assim é o justo, vive neste deserto, ao seu derredor só há agitação, miséria, podridão e maldade, entretanto com todas estas adversidades o justo ainda floresce, dá o seu fruto na estação própria, porque busca a seiva de sua vida nas profundidades, na fonte refrescante e abundante da comunhão com Deus, em oração constante. Ele nos faz deitar em verdes pastos.
É justamente no deserto onde a mão de Deus age com providência. É no deserto onde o justo aprende os conceitos divinos, e é neste mesmo deserto onde o justo conhece o valor da adoração, no choro, no gemido, e até parece um paradoxo, mais é onde o justo é mais abençoado. 
 A palmeira serve em variedades de utilidades; suas folhas servem artesanalmente para fazer chapéu, esteira e outras especiarias, tudo desta árvore é utilizado para algum proveito, pelo porte nobre que a árvore possui. Na vida cristã, o justo na casa de Deus está a disposição para ser utilizado em toda boa obra, independente do que ele realiza na vida secular. 
Certa vez ouvi do saudoso Pastor João Batista da Silva, que ele estava em uma convenção de obreiros, no sul do país, e estava em uma conversa com alguns pastores de algumas cidades do país e, procurou identifica-los de que cidade eles procediam   Dentre aqueles pastores, tinha também um obreiro que não tinha sido identificado, então ele perguntou de que cidade este era pastor? Um dos pastores responsável por aquele obreiro respondeu dizendo: Este moço que se encontra entre nós, não é pastor, ele é o porteiro da igreja a qual eu pastoreio e também é o coronel comandante do quartel da nossa capital. 
Veja bem, aquele homem era uma das pessoas mais bem influente daquela capital, com grande responsabilidade, mas ainda tinha algo para fazer na obra de Deus. Nunca diga para Deus que não serve para nada.
O viajante em sua caminhada pelo deserto, avistar a palmeira pela sua altura e copa frondoso, e se enchem de alegria, pois para ele é uma esperança de vida, pois ali irá encontrar descanso em sua sombra e frutos para se alimentar debaixo desta grande árvore. O salmista diz: Guia-me mansamente a águas tranquilas, refrigera minha alma. 
 Assim também é o justo, sua presença na vida de uma pessoa machucada, cansada e desanimada é sempre uma alegria, pois este é uma fonte de Deus para trazer às pessoas enfraquecidas o alimento necessário; uma palavra de ânimo, uma palavra de oração para curar e sarar feridas espirituais profundas. No justo, muitos através dele, pode receber fortalecimento e segurança, pois ele se torna uma fonte de água viva para os famintos e sedentos e sombra para os cansados e abatidos.
No ano 1995 pastoreava uma igreja que tinha muitas pessoas afastadas do evangelho por muitas causas, e uma irmã chamou-me e disse: Pastor, meu marido faz anos que não vem á igreja, e até agora nenhum pastor que tem passado por aqui o tem visitado. O senhor pode fazer isto? Então marquei o dia de visitar aquele irmão caído. Lembro-me que ao dobrar a esquina da rua onde a irmã morava, tinha umas quatros crianças brincado em frente a casa e todas ficaram de pé olhando para mim e correram para dentro de casa gritando: Papai, papai, lá vem Jesus! Quando entrei naquela casa, foi aquela alegria que todos tiveram ali. Fiz a visita aquele irmão e ele voltou á igreja.
A palmeira, pelo seu porte de nobreza, chegando a altura de quarenta metros, sobressaindo as demais árvores, os viajantes errante se orientam por ela. É assim o justo, como a altura da palmeira, assim é a visão do justo, ele sempre tem uma visão mais ampla, pois pelo espírito de Deus o justo tem uma visão mais longa que outras pessoas, e estes procuram se orientar e aprender do servo de Deus.
E quando a palmeira é ferida, de si corre um líquido aromático e doce e mui cheiroso que pode produzir perfume. Isto mostra que o justo tem aprendido com Jesus o valor do perdão, não busca vingança, mas embora ferido procura apaziguar, perdoando com muita alegria aquele que o tem ferido.
Quando Deus fez as árvores, ele as fez belas e frondosas para produzirem bons frutos. Que tipo de árvore é você? E tipos de frutos estais produzindo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PADRÃO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA

AO QUE VENCER

A GRANDEZA DE DEUS