O EXERCÍCIO DA PIEDADE
Na primeira epístola que Paulo escreveu a Timóteo, adverte-o sobre o ensinamento de muitas heresias que têm se infiltrados na igreja e que ele deveria combater e aconselhar os irmãos na fé.
O conselho do apóstolo Paulo para Timóteo, era uma instrução, uma orientação, mostrando do que Timóteo deveria fugir, deveria seguir, deveria combater e deveria guardar-se para a sua diretriz prática e ter cuidado de se mesmo para ter uma boa influência salvadora.
Nisto ele propôs a Timóteo dizendo: que para progredir na vida espiritual, deveria fazer sempre o exercício da fé cristã ou exercita-se a si mesmo na piedade. Pois o exercício físico para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.
Ora, quando nós almejamos a perfeição de algo para nossa vida, procuramos exercitar, pois é na prática deste exercício que adquirimos a habilidade daquilo que desejamos. O exercício constante, nos habilita para uma vida espiritual melhor. Por isto Paulo recomenda a Timóteo: EXERCITA-TE A TI MESMO EM PIEDADE.
Ser piedoso é uma qualidade, uma virtude. Toda pessoa piedosa é cheia de misericórdia, e chora com os que choram. São pessoas que amam ao próximo, perdoa e está sempre pronta a ajudar e orar pelos necessitados. Quem tem piedade sente por seus semelhante um amor respeitoso, e pratica atos inspirados por este sentimento. O piedoso só enxerga as boas qualidades das pessoas e despreza as más.
S. Lucas escreveu no livro de Atos dos Apóstolos, que havia em Jope uma discípula chamada Tabita (que em grego é Dorca), sempre fazia o bem as pessoas e ajudava aos pobres. Dorca era uma mulher piedosa, vivia das orações e de fazer o bem. Era Dorca quem fazia as túnicas para os discípulos, e pessoas necessitadas. Um dia, mediante ter sido acometida de uma enfermidade, Dorca morreu, e tão logo houve o acontecimento, mandaram chamar ao apóstolo Pedro que se encontrava em uma cidade vizinha, que ao chegar orou por Dorca e esta ressuscitou. E continuou Dorca a fazer suas benevolências aos seus irmãos. Portanto este é o exercício da fé cristã.
Todo piedoso, pratica a leitura cuidadosas das escrituras. A bíblia quando fala da felicidade do justo, mostra que o piedoso é feliz quando medita na palavra de Deus e executa suas ações de caridade.
O salmista no seu alto exame de vida espiritual mostrou que o piedoso tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Além dele ser piedoso, também é cuidadoso no conhecimento da palavra. Deus conferindo esta mesma piedade a Josué, aconselhando-o que não se aparte da boca dele o livro da lei; e que antes meditasse dia e noite, porque fazendo assim faria prosperar o seu caminho e tão prudentemente se conduziria.
Todo piedoso vive também a prática incessante da oração e a vida de intimidade com Deus, como também as boas obras. Ef.2.10. As boas obras é um dever de todo cristão, ela não leva a salvação, faz parte da piedade cristã. Ef.2.8,9. Tudo isto é um exercício da fé cristã. Portanto se desejas ser piedoso, este é o caminho. Mt.5.16.
Quando Paulo faz a comparação entre a piedade e o exercício físico, diz que a piedade tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir; também faz alusão ao exercício físico dizendo que é pouco proveitoso para a vida espiritual. O pouco proveito que exercício físico tem é cooperar com alguns benefícios para a vida espiritual, como por exemplo: O fortalecimento do coração, deixando os músculos do coração mais resistentes, fazendo-o bombear o sangue com mais precisão, fortalecendo os vasos sanguinos e purificando melhor o sangue, e assim prolongando mais a vida do coração, regulando a pressão, colesterol e outras coisas mais. Favorecendo a saúde e a vida do corpo, para que a pessoa tenha mais anos de vida para servir ao Senhor.
Por isto que Paulo disse que o exercício físico tem pouco proveito para o alcance da eternidade, dando ênfase a piedade mediante a vida espiritual. Isto mostra que Paulo era conhecedor, tanto da carreira espiritual que ele fala tanto, como da vida prática de um atleta. Não se sabe se Paulo foi atleta, pois na sua época ocorria sempre os jogos olímpicos, mas acredito que fosse um assistente assíduo dos jogos olímpicos pois ele cita muitas façanhas dos corredores em competição. Ele diz: em 1º Cor. 9.24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade correm mas só um leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Neste outro versículo, ele fala das atividades esportivas de luta, que na época só existia as lutas romanas nas olimpíadas, V.25 Todo aquele que luta, em tudo se domina. Eles para alcançar uma corroa corruptível, nós porém, a incorruptível. Portanto corro, não como indeciso; combato, não como batendo no ar.
Temos visto que na atual conjuntura, o homem tem aprendido que o melhor meio de obter saúde é através do exercício físico.Temos como prova disto, os incentivos e conselhos da medicina.
A humanidade tem se despertado para a prática da caminhada, academias físicas, atividades esportivas e outros.
Isto não é nenhum pecado para o crente, pois somos sabedores de que alguns pastores proíbem os fieis de assim praticar o exercício físico, talvez pela ignorância ou quem sabe, pelos trajes ( roupas adequadas para a prática do exercício); as roupas para o exercício deve ser sempre leve, e quanto menos roupa no corpo, melhor é o resultado.
EXERCITA-TE A TI MESMO NA PIEDADE. 1º Tim. 4.7.
Comentários
Postar um comentário
Oi pessoal!
Deixe seu recado, comentário, dúvidas, que responderei com todo prazer.
Não esqueça de deixar seu Email.
Abraços,
Prof. Pedro Bertoldo