TENTAÇÃO OU PROVAÇÃO?

Não veio sobre vós tentação, senão humana mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Segundo apóstolo Paulo, tentação humana é prova. São lutas, muitas vezes proveniente das consequências da vida, do cotidiano ou seja, muitas vezes do lar, do trabalho, de vizinhos etc. Estas procuramos com a ajuda de Deus solucionar e vencê-las.
As provas ou tentações humanas, são lutas de procedência da nossa vida, ou seja, da má fase da vida ou prova proveniente de Deus, para conhecer a  nossa  sinceridade, nossa lealdade e a nossa fé. Veja que Abrão foi deste modo provado por Deus, para conhecer a sua fé, quando disse: Ora, sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Então saiu Abrão em busca da terra prometida, pela fé.
 Também existem provas originadas de nossos erros. São desobediências; estas nos remete a umas consequências mais graves pois nos causa vergonha, remorso e frustração, e em sequência se torna mais difícil sair delas. Ainda existem as lutas que nós mesmos provocamos, cavamos o buraco e entramos para dentro dele, e depois culpamos A e B, além disso ainda culpamos a Deus ou a satanás.
Em fim as provas são lutas advindo de Deus ou consequências de outras coisas, para medir a nossa capacidade espiritual e capacidade intelectual e avaliar nosso crescimento espiritual na obra de Deus.
A bíblia, na epístola de Tiago, diz que Deus não tenta a ninguém, realmente Deus prova o homem através das lutas, como já vimos no comentário acima, e permite que o homem seja tentado, não por ele, pois diz que a ninguém tenta; ninguém, sendo tentado, diga de Deus sou tentado. Tiag. 1.13.
Tentação é a provocação que induz e seduz para o mal. Deus não seduz nenhum homem para o mal.
Quando a palavra diz: mais fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; entendemos que as palavras  "não deixará", reflete na permissão de Deus, de alguém ou algo tentar, e isto em uma condição, em não poder ser além das nossas forças. Temos exemplo de Jó, onde Deus primeiramente permitiu satanás tocar apenas nos seus bens, e em seguida permitiu tocar no seu corpo mas não deixou tirar sua vida, apenas para provar sua integridade, sua retidão, seu temor a Deus.
Na  tentação existe uma atração o atraído é engodado pelo embaraço. Embaraço é dificuldade que norteia a vida da pessoa para conduzi-la a uma situação vergonhosa, desprezível e logo depois a queda.
A tentação tem três agentes que são: satanás, o mundo e a carne.
Satanás tenta através da mente, induzindo e provocando a praticar algo que venha escandalizar, comprometendo aquela pessoa a prática do mal, e não conseguindo também utiliza-se de outras pessoas para consumar o seu intento.
Há um ditado que muitos dizem: que mente vazia é oficina do diabo. Na realidade quando não ocupamos a nossa mente com algo agradável a Deus, o inimigo das nossas almas procura  infiltrar suas mensagens e assim vem a tentação. O apóstolo Paulo escrevendo aos colossenses disse: Portanto, já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado á destra de Deus. Pensai nas coisa que são de cima e não nas que são da terra.
A tentação pode ser também através do mundo. O apóstolo João aconselhando diz: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo o amor do pai não está nele. Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do pai, mas do mundo.
Veja bem, o mundo não é o cosmo, o mundo que João fala são as coisas que estão no mundo, e que contamina o homem, e o atrai.
Na tentação pela carne, o homem é atraído pelos desejos, desejos da carne  dos olhos em  que o apóstolo João chama de concupiscência da carne e concupiscência dos olhos. 
Concupiscências são desejos exagerados, compulsivos, onde não há controle, e depois de se envolver com o pecado, torna-se soberbo, é o que João chama de soberba da vida. Na verdade a pessoa depois de dá lugar ao pecado e continuar pecando diz: não vejo nada diferente de quando era crente, tornou-se soberbo, e  quando pregamos para ele, ele diz: ah, não quero ouvir isto não, isto eu já conheço!, A concupiscência da carne mais a concupiscência dos olhos gera soberba da vida. Soberba da vida é dureza de coração para as coisas de Deus.
Jesus certa vez disse: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PADRÃO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA

A GRANDEZA DE DEUS

AO QUE VENCER