A DIMENSÃO DO SER HUMANO

O apóstolo Paulo na sua profunda inspiração se pergunta, qual dos homens sabe as coisas do homem?. 1Cor. 2:10. Segundo as indagações de Paulo, vemos que no aspecto formal do ser humano existe mais que um homem ou seja, podemos classificar o homem em três planos: O homem natural, o homem carnal e o homem espiritual.
O Homem Natural revela a característica primária do homem. Ele é chamado natural porque não experimentou o novo nascimento e não obteve regeneração na vida, vive segundo a natureza pecaminosa e decaída desta queda ocorrida no Édem. O  apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos 7:18 diz: Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum. Com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Mostra ai a característica da natureza do homem, quem ele é, ele está perdido, destituído da glória de Deus. O homem natural não pode ser reformado nem melhorado, só pode ser transformado pelo Espírito Santo, porque se encontra ainda no pecado, sendo necessário uma reconciliação, ele se encontra perdido. É preciso um encontro com Jesus.
Diz a palavra de Deus que ele não compreende  as coisas de Deus, pois lhe parecem loucura. Isto significa que a fé não chegou até ele, ainda é dominado pelo pecado. Quando o pecado domina a mente do homem, controla também as ações do seu corpo.
O homem natural não discernem as coisas de Deus, porque elas são espirituais e só podem ser entendida pelo espírito, pois o homem desprovido do espírito não sabe discernir. Jesus já dissera que o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não vê nem o conhece, mas vós o conheceis, pois habita convosco, e estará em vós.
Este homem é como um madeiro extraído da floresta, cheio de cascas raízes e galhos, que precisa ser levado a uma carpintaria, assim é o homem natural. 
O Homem Carnal é uma pessoa que aceitou Jesus mas vive uma vida dúbia, imprecisa, dividida e marcada por constante entrada e saída da igreja. faz coisa que começa  pelo Espírito e termina pela carne. A velha natureza deste homem ainda prevalece, não foi subjugada ao Espírito santo, o apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos diz  - Se viverdes segundo a carne,  morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis 8:13.
A natureza humana pecaminosa existente não pode ser tirada, ela deve ser mortificada e vencida pelo poder do Espírito Santo, fazei pois morrer a vossa natureza  terrena e andai no Espírito, e não satisfareis à concupiscência da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito o que é contrário à carne. Estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis, Gal. 5:16-18.
O homem só pode obter a pureza de Espírito, quando se encontra a inteira submissão a Cristo e pela obra da santificação do Espírito Santo em nosso ser. 
O homem carnal entristece o Espírito Santo com sua vida vacilante, e este não pode levá-lo a uma vida abundante porque ele vive preso as coisas terrenas, pois vive dividido em partes com Deus e em parte para agradar a si mesmo. O homem carnal não tem um bom relacionamento com Deus.
O Homem Espiritual é assim chamado por ser impulsionado, controlado e dirigido pelo Espírito Santo. IMPULSIONADO porque, quando ele está cheio do Espírito Santo torna-se ousado, destemido e inspirado para realizar qualquer obra divina com alegria; CONTROLADO pelo espírito quando não depende dele mesmo, o apóstolo Paulo disse - estou crucificado com Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim Gal. 2:20. Suas atitudes ações e desejos são orientados pelo Espírito Santo. seu EU está vivo, mas se acha crucificado com Cristo. Ele também é DIRIGIDO pelo Espírito, pois tem uma visão privilegiada da obra de Deus na sua vida, talvez aquilo que alguém não vê, ele enxerga através do Espírito Santo.
Quando Davi na sua inspiração no salmos 42 ressalta que o cervo anseia pelas correntes das águas, ele mostra a característica do homem espiritual. As correntes das águas é a ação do Espírito Santo na vida do homem, o desejo dele é permanecer constantemente na sua presença, no momento que ele sai da presença do Espírito Santo, logo sente saudades.
O cervo é um animal dócil, e que vive na floresta mas tem seu habitat em volta de um rio ou lago e não se distancia deste, pois constantemente está voltando para sanar a sua sede, assim é o homem espiritual, ele inspira saudades de Deus. Sua vida está inserida dentro da vontade do Espirito Santo de Deus, cada partícula do seu ser é governada por Ele, e este homem vive para Ele. No salmos 1º o homem espiritual é considerado uma árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá  o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem. Tudo o que fizer prosperará. A árvore é o ser humano espiritual, o  o ribeiro de águas é o Espírito Santo. É da natureza do homem espiritual ter uma vida abundante, é como diz o salmo sua folhagem não mucha e tudo que ele faz será bem sucedido.
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rom. 12:2. A vontade de Deus é que sejamos espiritual.
Em qual plano dimensional você se enquadra?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PADRÃO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA

A GRANDEZA DE DEUS

AO QUE VENCER