CONSERVA O QUE TENS

Há pessoas que tem tudo para ser agradável a Deus, mas e em suas fraquezas desprezam tudo quanto Deus tem lhes confiado.

Acabe disse para Nabote: - Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao pé da minha casa. E te darei por ela outra vinha melhor do que ela,  ou, se parecer bem aos teus olhos, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. Porém Nabote  disse a Acabe: - Guarda-me o Senhor de que eu te dê a herança dos meus pais 1Reis 21.
Muitas vezes a ganância, a avareza, cega o cristão, e ele é levado como nuvem pelas correntes dos ventos, desprezando o que lhe é mais precioso na sua vida.
Judas, no versículo 11 diz:  Ai deles! Entraram pelo caminho de Caim, movidos pela ganância, foram levados pelo erro de Balaão, pereceram na revolta de Coré. Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco sem nenhum recato; pastores que se apascentam a si mesmo. São nuvens sem água, levados pelos ventos... O apóstolo Pedro na sua primeira carta, no capítulo 2:17, acatando este mesmo pensamento escreve:  Estes são fontes sem águas, névoas impelidas pela tempestade, para os quais está reservado a escuridão das trevas eternamente.
Acabe, como rei desejou a bela vinha de Nabote, oferecendo condições melhores (vantagem). A vinha que o pai de Nabote tinha deixado como herança, fisicamente tinha um valor muito inferior a oferta concedida por por Acabe, porém Nabote não atentou para esta vantagem, preferiu ser fiel, e conservar o que o pai tinha lhe reservado. Embora sabendo que sua fidelidade ao pai lhe traria consequências bem desagradáveis e, que poderia até perder a vida, pois estava rejeitando a ordem do rei.
 Na vida cristã é assim, quando agradamos ao nosso Deus com fidelidade, somos ameaçados pelas forças do mal a realizar coisas contrárias a vontade de Deus  para entristecer o seu Espírito, porque há sempre aquela força antagônica na luta espiritual. Nabote negou em negociar a sua herança, porque bem sabia ele, o valor que representava as dádivas concedida pelo pai ao filho, e a vinha representava para Nabote um valor imensurável que não poderia ser avaliado; por isto ele disse com muita ênfase: - Guarda-me o Senhor de que eu te dê a herança dos meus pais. Isto é convicção, confiança, certeza de vida e ao mesmo tempo valorização das dádivas divina.
Diferentemente de Nabote foi Esaú, que por um prato de guisado, vendeu sua primogenitura, mudando todo o quadro da sua vida e história e perdendo o lugar que era propício a ele, não valorizou. Assim é a vida do cristão, uns conservam o que tem, outros destroem como fez o filho pródigo, que por nada destruiu a herança que ganhou. Jesus disse no apocalípse, capítulo 3:11 Eis que venho sem demora; conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Há pessoas que não vive Cristo na vida e não busca se fortalecer na força do seu poder. Na sua fraqueza cede tudo quanto adquiriu de Deus pois  não tem visão de águia (visão espiritual), visão que contempla o calvário,  que possa comover a sua alma pelo sofrimento que Cristo passou por ele, visão que lhe dê convicção de uma salvação adquirida com sangue, não como Judas que por algumas moedas resolveu trair seu mestre e assim perder a salvação. É uma visão muito medíocre e materialista, que somente ver as coisas deste mundo, e até onde os seus olhos carnais possam alcançar.
O cristão em sua jornada precisa se resguardar da astuta cilada do inimigo, e ser vigilante para que ele não venha roubar o que mais precioso o Senhor lhes tem dado, que é a salvação e os dons espirituais. Quando você valoriza tudo aquilo que Deus tem lhe dado, consequentemente está honrando e adorando ao Senhor que é o todo poderoso e que tem te dado vida, e vida em abundância.
 Nabote não hesitou na  proposta de Acabe, logo lhe respondeu com convicção, desferíndo-lhe um golpe que ele entristeceu, sendo necessário a Jezabel resolver a causa por ele. E disse Jezabel, sua mulher, governas tu, agora, no reino de Israel?  Levanta-te, come pão e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jezreelita.
Jezabel, tramou, uma armadilha contra Nabote, caluniando-o, mentindo, colocando todo aquele povo contra Nabote, e ainda apresentou testemunhas dizendo que Nabote tinha blasfemado contra Deus e contra o rei; então aquele povo trouxeram Nabote para fora e o mataram.
A perseverança  e fidelidade nos caminhos do Senhor exige um sacrifício que muitas vezes nos leva a ao sofrimento, mas todo aquele que persevera até o fim será salvo.
É isto, a bíblia diz que é necessário perder para ganhar, assim fez Nabote, embora perdendo a vida traído pela astúcia de Jezabel, porém não cedeu aos caprichos do inimigo.
Conserva o que tens para que ninguém tome a tua coroa. apoc. 3.11.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PADRÃO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA

A GRANDEZA DE DEUS

AO QUE VENCER