A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONTROLE

     
A temperança (ou domínio próprio) é a qualidade de quem é moderado, de quem tem autocontrole, sendo capaz de dominar e seu espírito, seus sentimentos e paixões.
Quando temos temperança na vida temos controle dos nosso corpo da nossa ansiedade, do nosso viver diário.

No capítulo 4 de Gênesis, Deus observando caim, quando os dois irmãos vieram ofertar ao Senhor. Abel era pastor de ovelhas e Caim era lavrador. A bíblia diz que cada um trouxe do suor do seu trabalho algo que pudesse ofertar ao Senhor. Deus agradou-se da oferta de Abel no entanto não se agradou da oferta de Caim. Alguém poderia dizer, mas só porque a oferta de Caim era erva e a de Abel, era animal? Não, não é isto. É porque um ofertou com alegria, com amor, desprendimento. O outro, por esta causa ficou irado, e Deus viu o intento do seu coração e, portanto o alertou dizendo;Se procederes bem, não serás aceito? E se não procederes bem, o pecado jaz á porta, e sobre ti será seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Deus asseverou que o homem deve ter domínio próprio, controle sobre seus sentimentos. Caim precisava controlar a ira que  apoderava -se dele.
O apóstolo Paulo escrevendo aos efésios, mostra que o verdadeiro cristão é filho da luz, e o filho da luz já se despojou do velho homem, da velha natureza carnal, que se corrompe pelas concupiscências do engano Paulo diz no versículo 26 do capítulo 4 irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, e não deis lugar ao diabo.Vê que o crente pode se irar, mas não aproveitar a ira para no momento ser usado por ela como fez Caim, que poderia ter dominado-a, Deus o advertiu - Sobre ele deves dominar. Esta vestimenta chamada ira, não cabe no crente, é como a vestimenta que Saul queria colocar em Davi, e não coube nele. Despoja-te desta pois não ti pertence.
Há pessoas que não sabe dominar seus sentimentos suas paixões e seu próprio corpo e coisas materiais. Jesus falou do homem que se deixou dominar pelas suas grandes colheitas e na sua avareza esqueceu da sua alma. E disse Louco, esta noite te pedirão a tua alma, Então o que tens preparado, para quem será? Luc. 12:16-20.
Hoje nós vemos muitas pessoas endividadas por não saber dominar um cartão de credito, um talão de cheque e não se controlar diante de uma vitrine de um shopping center.
Um dos mais sofrido exemplo de perda de domínio próprio foi Sansão, em Juízes 13, não sabia se dominar na sua força e nos seu desejos, e exibia-se. A falta de temperança em Sansão gerou este caos na vida dele, levando-o a morte.
Devemos ter o domínio sobre o mal, para viver uma vida de vitória espiritual; devemos dominar sobre as coisas materiais para que elas não nos impeçam de servir ao Senhor. O apóstolo Paulo ensinando na epístola aos Coríntios, diz que todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei DOMINAR por nenhuma. Daniel venceu o perigo e não deixou-se contaminar, ele tinha temperança na sua vida. Hoje muitos crentes enfrentam imposição por parte do meio em que vive, e é envolvido e influenciado por ele para participar de coisas ilícitas e ou semelhantes. Através do domínio próprio o crete aprende a dizer NÃO. Interessante, o peixe convive a vida inteira na água salgada e não é salgado, não,se contamina!
O crente  domina-se com a ajuda do Espírito Santo, ele ajuda o crente a ter condições de impedir o pecado entrar na sua vida, Ef. 5:11.
O cristão vive numa guerra constante, logo que aceita Jesus como o seu salvado, ele empunha uma espada para a luta, e nisto começa a batalha do cristão com as trevas. Um exemplo disso foi minha saudosa mãe, Logo que ela aceito Jesus em minha casa através do meu apelo, alguns dias depois, chegando em sua casa a encontrei chorando, então perguntei- lhe o que tinha acontecido então ela me respondeu dizendo: meu filho as lutas aumentaram tanto, mas queria eu ter aceitado Jesus muito antes, pois Ele é maravilhoso.
O inimigo ataca fortemente de vários lado da vida humana, para que não obtenhamos sucesso em nossa jornada.
A salvação restaura a vida do homem libertando-o da escravidão e obtendo de volta o que ele tinha perdido, e assim Deus o premia com este fruto do Espírito que é o Domínio Próprio. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PADRÃO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA

A GRANDEZA DE DEUS

AO QUE VENCER