JEJUAR PARA QUÊ?

 A tradição judaica prescrevia um certo costume rígido da lei, que estabelecia um dia de jejum uma vez por ano, isto é no dia da expiação. Já no final da antiga aliança era observado quatro vezes por ano. Na época de Jesus, os judeus jejuavam duas vezes por semana, totalizando cento e quatro vezes por ano Lucas 18:12. Quanta diferença! O jejum passou a ser de uma grande importância na vida dos judeus da época.
Mas será que era necessário jejuar tanto assim? Não existe um limite ou  um objetivo necessário para se jejuar? .
A rainha Ester observando a astúcia do inimigo na tentativa para  destruir o povo de Deus, percebeu que era necessário jejuar pelo povo e por ela, que iria entrar na presença do rei, para que Deus aplacasse a ira do inimigo e o desmascarasse e assim foi feito Ester 4:16.
Os fariseus jejuavam por qualquer coisa, por pura vaidade, ou tolamente jejuavam. No cap.2 de São Marcos  os fariseus perguntaram a Jesus: - Por que jejuam os discípulos de João e dos fariseus e os teus não jejuam? E Jesus respondeu: - Podem os convidados para o casamento jejuar enquanto está com ele o noivo?  Enquanto têm consigo o noivo, não podem jejuar. Mas o tempo virá em que lhes será tirado o noivo,  e naquele dia jejuarão.
O jejum é uma forma de mostrar a Deus a urgência da nossa necessidade.
No cap. 58 do livro de Isaías, mostra o jejum que não agrada a Deus e também o verdadeiro jejum. O verdadeiro jejum é aquele que não só se abstém dos alimentos, mas também da iniquidade dos prazeres temporais; do coração impenitente e carnal; e do apontar do dedo (ou seja, falar da vida alheia e disse me disse).
Há pessoas como os fariseus, da época de Cristo, que por tudo jejuavam, não observando as condições de vida íntegra e tão pouco se era necessário jejuar por certas causas. Hoje em dia, ainda existe aqueles que também por tudo jejuam, na necessidade de fazer um concurso para emprego, para fazer um vestibular, para adquirir uma casa; logo procura jejuar para ser aprovado ou ser beneficiado , não é necessário. É necessário estudar e orar a Deus. Outros querem um carro etc., também não  é necessário o jejum, a bíblia diz batei, pedi e buscai,  para esta causa não precisa buscar vitória no jejum. Jesus disse: - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois aquele que pede, recebe; o que busca. encontra; e o que bate, se abre.
Mas para que serve o jejum? O jejum é aplicado nas lutas contra o nosso inimigo, quando nos encontramos em uma causa em que o inimigo de nossas almas tem procurado impedir, destruir, roubar a nossa vitória e a paz da nossa alma. A rainha Ester jejuou e convocou os judeus das províncias de Susã para jejuar juntamente com ela para impedir a ação do inimigo; Jesus, mediante o fracasso dos discípulo em expulsar os demônios,  explicou que aquela casta só saia com oração e jejum.
O jejum tem suas finalidades espirituais na vida cotidiana do cristão. Deixa o cristão mais perto de Deus e da vitória e mais fortalecido para as lutas; faz a pessoa ter mais compreensão e mais profundidade na palavra; e faz conhecer a vontade de Deus e sua direção para nossa vida. Leia  Esdra 8:21-23.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PADRÃO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA

A GRANDEZA DE DEUS

AO QUE VENCER