COMO ANDAR NO ESPÍRITO

Andar no espírito é obedecer a vontade do Espírito Santo. Deus quer que a nossa vontade seja rendida ao Espírito Santo. Jesus disse: - que o enviaria para nos orientar, iluminar e nos guiar em todas as coisas, e Paulo escrevendo aos Romanos disse que: - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Há aqueles que querem ter vida dúbia, num momento obedecem a sua vontade e desejo da carne e em outro querem obedecer a vontade do Espírito Santo.

Devemos estarmos dispostos a permitir que o Espírito Santo retire de nós tudo o que venha a impedir a ação dele em nossa vida, das coisas mais simples as mais profundas. Permitir que o Espírito Santo impeça algo em nossa vida, é deixar que ele se envolva em todos os nossos sentimentos, vontade, e querer; é uma entrega, é apresentar o corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.  O resultado disto é que vem a transformação pelo Espírito. O Apóstolo Paulo escrevendo aos gálatas diz: - andai em Espírito e não cumprireis à concupiscência da carne 5:16.  Portanto devemos julgar a nossa carne todo tempo para que ela jamais possa governar e ter o domínio da nossa vida. Um certo moço após tornar-se um cristão autêntico disse: - Antes eu corria atrás do pecado, hoje procuro fugir dele.
Quando Deus  diz que precisamos remover o mal (pecado), ele também nos mostra coisas que são muito melhores para encher as nossas vidas e fazê-las mais ricas,Timóteo 2 diz: - Foge também dos desejos da mocidade, e segue a Justiça, a fé, o amor, e a paz com que, com um coração puro, invocam o Senhor.
Vivendo uma vida de submissão ao Espírito, este controla a sua vontade e abre no cristão uma visão ampla da sua intimidade. Conta-se que um evangelista muito conhecido viajava de um lado para o outro atendendo compromissos, pois era muito solicitado. Numa de suas viagens  por via férrea, a locomotiva quebrou justamente num lugar despovoado, onde não havia qualquer outra condução disponível. Quando o chefe do trem avisou aos passageiros de que teriam de esperar algumas horas por socorro, o pregador, muito impaciente pelo fato de não poder chegar a tempo de cumprir o seu compromisso, afastou-se do local, assentou-se de baixo de uma árvore e começou a reclamar com o Senhor, dizendo: -  Como pode me acontecer isso, se sou teu servo e o teu povo me aguarda? E enquanto derramava assim as suas queixas, foi envolvido pela forte presença divina e sentiu claramente a doce voz de Deus sussurrar-lhe ao coração: "Meu servo, fui eu mesmo quem preparou este incidente. Há muito tempo precisava falar contigo, queria conversar contigo, mas tu tens estado demasiadamente ocupado com tantos compromissos, e não tens tido tempo para mim."
O mais importante do que correr à frente de Deus, é ser dirigido por ele, conduzido pelo seu Espírito. Devemos andar em total submissão ao Espírito Santo, assim como Cristo andou.
O povo de Deus logo que saiu do Egito, por ordem divina construiu o tabernáculo. Desde à tarde até à manhã a nuvem estava sobre o tabernáculo, à noite com uma aparência de fogo. Assim era de contínuo; a nuvem o cobria, e de noite havia a aparência de uma coluna de fogo.
A nuvem simbolizava o Espírito Santo guiando e orientando o povo de Deus na caminhada à Canaã. Ela   permanecia parada e baixa sobre as tendas do povo. De dia fazia sombra e de noite, ela era como um fogo que iluminava todo o acampamento.
De dia o sol no deserto é escaldante; alguns estudiosos dizem que a claridade do sol na areia, faz refletir uma ofuscação tão grande na vista das pessoas que veem a cegar. A nuvem era  uma providência do Espírito Santo de Deus na vida do seu povo, já à noite, quando no deserto não se podia enxergar a distância de um palmo, o Espírito Santo iluminava o acampamento através da coluna de fogo. Isto mostra que quando à noite chega na vida do verdadeiro cristão obediente ao Espírito, este está com ele na adversidade da vida, lhe trazendo socorro e o consolo. A nuvem representava a constante presença do Espírito na vida daquele que obedece e é submisso a Ele.
Quando a nuvem se erguia, o povo sabia que era hora (momento) de partir, quando a nuvem parava ( se detinha) em algum lugar, o povo acampava até ela mover-se novamente, de dia ou à noite. Quando a nuvem se movesse a ordem estava dada para partir.
Isto acontece quando o cristão consciente escolhe por fé depender do Espírito Santo para guiar cada pensamento, palavra e ação.  Como tem você andado? Se vivemos no Espírito, andemos também no Espirito Gal. 5:25.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PADRÃO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA

A GRANDEZA DE DEUS

AO QUE VENCER