CONSELHO AOS JOVENS FORTES

O apóstolo João ao escrever a sua primeira carta, fez uma exortação aos jovens, mas  aos jovens fortes, pois os jovens fracos não suportariam a mensagem.
Ele disse: Eu escrevi aos jovens que são fortes, e tem a palavra de Deus em seus corações e triunfaram na luta contra satanás. Deixem de amar este mundo mau e tudo que ele lhes oferece, pois quando vocês amam estas coisas mostram que realmente não amam a Deus. Porque todas estas coisas mundanas, estes maus desejos, a loucura pelo sexo, a ambição de comprar tudo que atrai vocês e o orgulho que resulta da riqueza e prestígio, não provem de Deus, e sim do mundo pecaminoso. E este mundo está perecendo e estas coisas más e proibidas perecerão com ele, mas todo aquele que persevera em fazer a vontade de Deus, viverá para sempre.
Muitos jovens fracassam hoje porque não segue o exemplo de Daniel, "quando propôs no coração não se contaminar", também de José, que fugiu do pecado, não se deixou embaraçar-se pelo pecado que tão de perto lhe rodeava, ou de João, que não largou a Jesus em nem um momento, foi até a cruz. Era conhecido como o discípulo amado, por está com a cabeça sempre inclinada ao ombro do Senhor. Era isto que fortalecia João, o seu contato, a sua aproximação a Cristo, isto lhe deixava mais iluminado, mas cheio da graça, invulnerável ao pecado
Jesus disse: ... quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.
João seguiu a Jesus de perto, Seguir é diferente de acompanhar; seguir, se vai até o fim da jornada, enquanto que acompanhar tem um limite, quando chega a certo lugar um vai para um lado outro para outro. Há jovem que ao aceitar Jesus, tem uma euforia  muito grande que chega a impressionar, mas as belezas do munto lhes ofusca a visão, e logo ele se afasta do mestre.
Deus procura jovens para se revelar, deseja encontrar valores em cada jovens, como encontrou em João, valores que ele possa trabalhar na vida do jovem, como fez com João. Pois o jovem fortalecido no Senhor, tem o domínio do Espírito, e Deus se revela a ele. Será que Deus encontrará alguma coisa boa na tua vida hoje? encontrou em João, em Daniel em José, Deus quer encontrar valores na vida de alguém.
João pela sua comunhão com Jesus, a nenhum outro Jesus revelou tão grandes segredos como a ele, isto pelo fato do seu relacionamento e comunhão tão profunda com Deus. O evangelho de João trás revelações profundas a respeito de Jesus que nenhum outro  livro da bíblia têm mostrado. Os próprios evangelhos mostram a tão grande diferença do evangelho de João, pelas suas revelações, revelando nisto a intimidade de Cristo com o apóstolo João.
Quanto mais nos aproximarmos do Senhor, mais somos convidados a recebermos de Deus revelação dos seus mistério. Quando o Jovem se propõe a seguir a Cristo e tornar-se íntimo dele, Deus se revela poderosamente. No evangelho de João, no cap. 15.15, ele diz Já não vos chamo de servo, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Antes, tenho-vos chamado amigo, "pois tudo o que ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer (revelar). Na profundidade da intimidade, Deus revela o oculto aos seus servos.
A João, Deus revelou que no princípio era o verbo e o verbo se fez carne e habitou entre nós... Foi no apocalipse que Deus mostrou a João as coisas que aconteceriam nos fins dos tempos. Isto mostra o quanto é glorioso quando o jovem toma a Deus por amigo, e tem uma vida de comunhão com ele, desfrutando das benevolências e misericordias do Senhor.
João aconselhou aos jovens, afirmando que eles eram fortes porque tinha a palavra de Deus inserida no coração e já tinham triufados na luta contra satanás, por esta causa eles tinham uma maior facilidade de deixar de amar as coisas deste mundo, diferentemente dos jovens fracos, por se apegarem as coisas do mundo e serem vencidos.  O Senhor Jesus diz que a carne para nada aproveita. Tanto o pecado da carne  como a justiça dela, são inúteis. O que é nascido da carne é carne, seja quem for, é carne, e jamais deixará de o ser. Se o jovem for auto-suficiente e procurar completar a tarefa do Espírito Santo no poder da carne, não alcançará a plena maturidade espiritual. Ele vai ficar andando  errante, e os pecados, que ele antes haviam vencidos, retornarão, e com muita força.
Ao jovem forte, vencedor, existe um mistério. Enquanto ele trabalha para Deus, Deus vai trabalhando nele e para ele, preparando surpresas e vitórias, ...responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.
Como pastor, há anos, tenho conhecido jovens, tanto moças como rapazes, que os vi dedicarem-se a obra de Deus, e que observando-os nem pareciam que eles viviam neste mundo, as coisas desta vida passavam que eles nem percebiam, deixaram de amar este mundo mau e tudo que lhes oferece. Alguns tempos depois eu ouvia a notícia que eles tinham se casados e idos para as missões ou estavam pastoreando igrejas, Deus os tinham abençoados poderosamente. Jovens que venceram, tanto na vida espiritual como na secular, porque foram fieis ao Senhor, tornaram-se amigos de Deus. Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PADRÃO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA

A GRANDEZA DE DEUS

AO QUE VENCER