QUAL A TUA IDENTIDADE ?
Em Lucas capítulo 15, a bíblia conta a história do filho pródigo, o filho sem identidade. Este resolveu aventurar-se, as aventuras sempre dão problemas e especialmente quando não existe nada planejado e nem direção divina.
Aquele moço tinha pai, tinha um lar, onde o identificava como uma pessoa de família. Era conhecido como o filho mais moço e resolveu sair de casa depois de levar parte de sua herança. Gastou tudo, perdeu até a dignidade e sua própria identidade, e agora envergonhado não sabia nem para onde ir.
Toda pessoa tem identidade, isto prova quem somos e que nacionalidade nascemos, estes documentos como RG, passaporte e outros, provam as suas origens e conduta. O crente é identificado como CRISTÃO, tem uma família, tem um pai e é conhecido pela sua conduta cristã.
Observando as palavras do filho pródigo, em Lucas, vemos a importância da identidade. Então caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus empregados.
A importância da identidade.
O filho, ao retornar à casa de seu pai, disse claramente que não poderia mais ser um filho (considerava-se sem identidade), e que bastaria ser um dos empregados. O pai entretanto teve outra visão sobre esta situação, no entanto ele dá a seu filho de volta a sua identidade.
1º A melhor roupa - naquele tempo cada família usava um tipo e uma cor de roupa, pois era conhecido pela roupa que usava. As pessoas à sua volta precisavam ver que ele estava de volta à família.
2º Um anel - Um anel era um instrumento de autoridade. Com um anel se podia firmar aliança e selar documentos. O pai deu de volta ao filho a sua autoridade.
3º Um par de Sandália - Somente escravos andavam descalços. Restituindo as sandálias para o filho, o pai estava confirmando que ele não seria um dos empregados ou escravo, mas que ele havia sido completamente aceito novamente como filho.
Compreendeu aquele jovem que a vida que ele estava vivendo, não era a que o Pai tinha para ele, e logo arrependeu-se e aceitou de volta a sua identidade e permaneceu como filho (Encontrou sua verdadeira identidade). Qual é a tua identidade?
Comentários
Postar um comentário
Oi pessoal!
Deixe seu recado, comentário, dúvidas, que responderei com todo prazer.
Não esqueça de deixar seu Email.
Abraços,
Prof. Pedro Bertoldo